2017 / O MUSEU DO PENSAMENTO / / / / / / / / / /

.

.

«Uma obra original, escrita num tom coloquial e bem-disposto, a que se juntam ilustrações num registo que combina bem com a clareza da linguagem. Não sendo imagens óbvias (à excepção dos múltiplos formatos de chapéus), estimulam a imaginação e a reflexão. Arriscaríamos chamar-lhes “imagens filosóficas”. É que dão que pensar…»

Rita Pimenta no Público de 7 de Outubro de 2017

.

«Este volume revela-se numa estrutura algo caótica que serve muito bem o seu tema: o pensamento livre dentro das nossas cabeças. (...) [C]om muito mais perguntas do que respostas, excelente ponto de partida para a arte de filosofar. Ou, simplesmente, pensar.»

Pedro Dias de Almeida na Revista Visão de 4 de Outubro de 2017

.

«Ou seja, este museu sem paredes coincide com o seu objeto: trata-se de um espaço bem pensado, onde se pensa de várias maneiras sobre o ato de pensar. Guiados por Miguel, um cicerone “muito bem vestido”, colocamo-nos no lugar do público invisível, que vai dando sinais da sua presença, das suas dúvidas e espantos. Jogando com as inventivas ilustrações de Pedro Semeano e Susana Diniz, a autora do texto imita a deriva própria do pensamento deixado em roda livre, avançando por associação de ideias, com inesperados saltos argumentativos e súbitas revelações, muitas vezes expressas em concisos rasgos poéticos.»

José Mário Silva na revista E, do jornal Expresso, a 23 de Setembro de 2017

.

.

2015 / INVENTÁRIO DO PÓ / / / / / / / / / /

.

INVENTÁRIO DO PÓ / JORNAL DE LETRAS & IDEIAS

INVENTÁRIO DO PÓ / ANTENA 1 / OUVIR "À Volta dos Livros" com Ana Daniela Soares

INVENTÁRIO DO PÓ / TSF / LIVRO DO DIA / OUVIR

.

.

2013 / O LAGO AVESSO / / / / / / / / / /

.

O LAGO AVESSO / JORNAL DE LETRAS

.

"Na literatura portuguesa nunca houve um romance assim: vivido pelo e para o sentimento e pensado pela inteligência."
Miguel Real, Jornal de Letras

.

O LAGO AVESSO / RTP / conversa com Teresa Sampaio para o programa Ler Mais, Ler Melhor [ ver vídeo ]

.

.

2012/ HAVIA / / / / / / / / / /

.

HAVIA / DIÁRIO DE NOTÍCIAS / «(…) aquilo que para uns serve como “abertura fácil” ou como “fuga para a frente” ganha em Joana Bértholo uma dimensão de “estado superior de luta” , sendo perfeitamente transmissível a sensação de que trabalha mas não esforça, agudiza mas não estica, diverte-se e diverte-nos mas não deixa achincalhar a prosa, cria e inventa mas não se deixa escorregar para delírios rasteiros
João Gobern

HAVIA / TIME OUT / "Os 33 contos e microcontos [de Havia] são do mais fresco e original que tem chegado às nossas livrarias."
Ana Dias Ferreira

HAVIA / JORNAL DE LETRAS / "Esta segunda narrativa de Joana Bértholo constitui-se como o livro de microficção de mais elevada qualidade estética publicado em Portugal."
Miguel Real

.

2010 / DIÁLOGOS PARA O FIM DO MUNDO / / / / / / / / / /

DIÁLOGOS PARA O FIM DO MUNDO / JORNAL DE LETRAS / "Romance perturbador. Esperamos com forte expectativa o segundo livro de Joana Bértholo."
Miguel Real

DIÁLOGOS PARA O FIM DO MUNDO / EXPRESSO / "Em suma, Diálogos para o Fim do Mundo – mosaico que «está a acabar desde que começou» e coloca habilmente em causa a própria ideia de romance – parece-me uma das estreias mais promissoras e estimulantes dos últimos anos."
José Mário Silva

.

OUTROS / / / / / / / / / /

GRANTA #5 / ANTENA 1 / "Carta Para Navegação de Vazios", Ana Daniela Soares conversa com Joana Bértholo sobre o conto que escreveu para a revista Granta Portugal (#5) [ ouvir ]

CONTOS NÃO VENDEM / Micro-contos de Jacques Sternberg, lidos por Joana Bértholo à conversa com Joana Neves / OUVIR

ENGLISH & PORTUGUESE: Revista Up/tap magazine [ pt ] [ eng ]

"Questionario de Proust" para a revista "Novos Livros" Março 2010 [ + ]

Um dia em Berlim com Laurinda Alves [ + ] [ blog ] [ video ]

Entrevista para o blog Reactor por José Bártolo, Dezembro 2008

.

.

.

.

SEGUIR + NOVIDADES (facebook)

.