ECOLOGIA
ROMANCE
504 páginas
editorial Caminho
.
.
* Finalista do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores;
* Finalista do Grande Prémio de Literatura DST;
* Nomeado para o Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica Portuguesa 2019;
* Semifinalista do Prémio Oceanos 2019;
* Finalista do Prémio Pen Clube Português 2019, Narrativa;
* Finalista do Prémio Literário Casino da Póvoa.
.
.
Numa sociedade que se fundiu com o mercado – tudo se compra, tudo se vende – começamos a pagar pelas palavras. A estranheza inicial dá lugar ao entusiasmo. Como é que falar podia permanecer gratuito?
.
.
LANÇAMENTO
21 de Junho de 2018, 18h30, Estufa Fria de Lisboa
.
«Joana Bértholo é autora de um livro incómodo e brilhantemente estruturado» (...) «Um livro revolucionário que analisa, sob o disfarce do romance, ou seja, através de histórias de pessoas com vidas que nos parecem familiares e próximas, o caos em que vivemos.»
Helena Vasconcelos, Público/Ípsilon, 17 de Agosto de 2018
.
«Esta obra apresenta-se através de uma técnica de escrita original e poderosa. Surpreendente, pelo modo como o leitor vai sendo transportado, sem perda de fio condutor, para diferentes painéis narrativos; mas aquilo que mais me impressionou foi o grande valor de verdade deste livro. Ecologia mostra que uma ficção não é necessariamente o êxodo para um real alternativo, mas sim a imaginação de uma outra perspetiva, a partir da qual podemos abrir novas janelas de onde interrogamos o que de essencial se esconde nas manifestações do presente, sobretudo as suas linhas de fuga rumo a um futuro perigoso e desafiante.»
Viriato Soromenho-Marques, Jornal de Letras e Ideias
.
«Erudito e lúdico, o romance de Joana Bértholo é um hino à linguagem humana, entendida como último reduto da liberdade.»
José Mário Silva, Expresso/E, 29 de Dezembro de 2018
.
«O terceiro romance de Joana Bértholo é um livro complexo e completo. Uma distopia necessariamente inquietante em que as palavras passam a ser coisas pagas.»
Inês Fonseca Santos no programa da RTP3 Todas as Palavras de 24 de Novembro de 2018
.
«Divertido, mordaz, cáustico, amargo, contundente, sarcástico, irónico, incisivo, corrosivo, provocante, estimulante, mobilizador e, sobretudo, extraordinariamente inteligente, “Ecologia” é um romance que encerra um conjunto de mensagens sólidas e avisos severos. Há que atentar nele e elevar a guarda.»
Joaquim Margarido, blog Erros Meus... - 4 de Setembro de 2018
.
.
LER MENÇÕES NA IMPRENSA COMPLETAS [ AQUI ]
.
FICHA TÉCNICA:
Livro impresso em papel reciclado oral 70 branco
Título: Ecologia
Autor: Joana Bértholo
© Editorial Caminho, 2018
Capa: Márcio Barcelos
Revisão: Isabel Garcez
504 páginas
1.a edição: Maio de 2018
Editorial Caminho, SA
www.caminho.leya.com